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Como gerar conteúdo para as redes sociais.

Esse é um dos maiores desafios da nova era da comunicação: Gerar conteúdo nas redes sociais que sejam relevantes.

Conseguir seguidores é fácil, basta fazer um anúncio com foco em novos seguidores e pronto, terá uma porção deles.

A questão é como fazer para manter essas pessoas engajadas com sua página.

Como fazer com que elas passem a seguir você pelo conteúdo que produz.

É claro que existem diversas variáveis para isso, mas podemos pensar de forma resumida em algumas atitudes e cuidados que podem te ajudar (e muito) a construir uma presença relevante nas redes sociais.

1 – SAIBA COM QUEM VOCÊ VAI FALAR

Parece meio óbvio, certo? Mas não é.

O principio básico para gerar conteúdo nas redes sociais e estabelecer uma presença relevante é conhecer seu público, saber quem são as pessoas que estão acompanhado sua página.

É muito importante definir suas personas (uma forma objetiva e prática de entender quem é ou quem são seus clientes ideais).

Ter esse cuidado é importante para que não corra o risco de construir conteúdos que não falem a língua do seu consumidor.

Clique aqui para saber mais sobre brand persona.

Entender de que forma seu público consome comunicação e o que prende sua atenção é fundamental para gerar conteúdo nas redes sociais.

Ainda na fase de descoberta do conteúdo para seu público, uma estratégia interessante para ter assertividade é se colocar no lugar dele.

Faça perguntas a você mesmo, por exemplo:

. Eu daria atenção a esse conteúdo?

. Irá me ajudar com algum problema que preciso resolver?

. Ele é útil para mim?

São processos simples mas que irão te ajudar a criar um conteúdo relevante.

Baixe aqui um guia prático para construção de brand persona.

2 – VOCÊ DEVE ESTAR PRONTO PARA SE COMUNICAR

Outra coisa que parece bem óbvia também, não é?

Mas essa etapa é outro grande desafio, senão um dos maiores deles.

O SAC 2.0, como é chamado o atendimento ao cliente pela redes sociais, é bem diferente de uma reclamação por e-mail ou telefone, onde só você e seu cliente ficam sabendo daquele problema.

As redes sociais são um livro aberto para todo mundo.

Outros consumidores, concorrentes, parceiros, investidores e quem estiver por lá vai ter acesso a essa reclamação e não só isso, terá acesso a forma como você irá lidar com ela.

Todos saberão se você respondeu seu cliente ou se deixou ele reclamar sozinho. Poderão julgar se sua resposta foi adequada para aquela situação ou se poderia ter se posicionado de outra forma.

Se prepare pois as opiniões serão diferentes e a forma como irá lidar com cada um delas terá forte interferência na saúde da sua marca no ambiente digital.

Se você resolver gerar conteúdo nas redes sociais e ingressar no ambiente digital, precisa estar pronto para lidar com as dificuldades e oportunidades que o relacionamento 2.0 irá oferecer.

Acesse aqui para entender melhor sobre o SAC 2.0

3 – HUMANIZE SUA MARCA

Evite respostas padrão.

Converse, troque idéias e mostre que do outro lado não existe apenas uma organização empresarial que visa lucros e desenvolvimento comercial, mas sim uma pessoa.

Lembre-se que seu papel em qualquer rede social é se relacionar e se possível auxiliar seus seguidores a resolverem problemas.

Por isso, coloque-se a disposição e seja agradável como em uma conversa com seus amigos pessoais.

4 – DIVERSIFIQUE OS FORMATOS DE SEUS CONTEÚDOS

Não use sempre o mesmo formato de conteúdo.

Diversifique a forma como se comunica com seu público.

Utilizar curadorias de outros sites relacionados ao seu mercado, imagens, videos, ilustrações, frases motivacionais entre outros diversos formatos são alguns dos caminhos para gerar conteúdo nas redes sociais.

Essa estratégia é muito interessante tanto para manter seu público engajado quanto para começar a entender como ele reage a determinado tipo de conteúdo.

Não tenha preguiça de testar e não tenha medo de arriscar. É claro que antes de qualquer decisão tenha em mente os passos citados acima, de resto, pode mandar bala! rs

5 – FIQUE LIGADO AO QUE ESTÁ ROLANDO PARA GERAR CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS

Você não é só gerador de conteúdo nas redes sociais, aposto que também o consome.

Siga página relevantes, acompanhem blogs e influenciadores para saber quais são os temas mais relevantes para seu público.

Aproveite as oportunidades para criar memes que são ótimas oportunidades para gerar engajamento, produzir conteúdos relacionados ou dar dicas importantes sobre determinado tema do momento.

Fique atento pois o timing é fundamental.

O conteúdo na hora certa pode ser muito bom para o engajamento da página, porém se “perder a piada” não force a barra, paciência e bola pra frente para tentar aproveitar as próximas oportunidades.

Esses são os princípios básicos para criar um conteúdo interessante e relevante nas redes sociais.

Fique ligado que em breve daremos mais dicas importantes para sua marca obter sucesso com conteúdo!

Aproveite e baixe aqui um modelo de cronograma para te ajudar a organizar suas postagens!