0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Escolher os plugins certos para seu blog em WordPress faz toda a diferença para que ele atinja o melhor desempenho e possa decolar!

Como já sabem, plugins são pequenos aplicativos em software que ajudam a melhorar a performance do blog em WordPress, tanto em desempenho quanto na experiencia do visitante com diversos recursos.

Embora cada nicho específico determine alguns plugins interessantes, existem aqueles que são essenciais para qualquer tipo de blog que você queira criar.

Fiz uma lista com 10 plugins que acredito ser essencial para que seu blog decole:

Contact Form 7

Como o nome sugere, é um plugin para a criação de formulários em seu blog para que seus visitantes entrem em contato com você.

É bem simples e flexível, permitindo que seja personalizado de acordo com a identidade do seu site ou sua empresa.

WordPress SEO (by Yoast)

Um dos mais usados no mundo, o Yoast SEO permite que você otimize praticamente tudo em SEO do seu site, inclusive sitemap, títulos, etc.

Um dos recursos mais interessantes é que o plugin faz uma avaliação a cada postagem, identificando os pontos que precisam ser melhorados no seu artigo para que ele seja encontrado com mais facilidade pelos buscadores através de uma determinada palavra-chave.

Akismet

Esse é um plugin muito conhecido por criadores de blog em WordPress, talvez o mais famoso quando o assunto é proteger seu site de SPAMS em comentários e trackbacks.

Esse plugin o ajudará a economizar tempo moderando os comentários considerados SPAM.

Esses comentários podem prejudicar sua imagem e ainda compromete a velocidade do seu site.

Flare

O Flare é um plugin para que os visitantes consigam compartilhar rapidamente nas redes sociais, com apenas dois cliques.

Ele é bem flexível em relação aos locais dos botões de compartilhamento em seus artigos, podendo utilizá-los em até 3 posições simultaneamente.

Google Analytics para WordPress

Não podia faltar um plugin dele, o Google. Esse é, provavelmente, o mais importante dessa lista. Com ele, a integração do seu site com o Google Analytics fica muito fácil, além de recursos de configurações poderosas para tracking no Google Analytics.

Se você quer realmente acompanhar o desempenho do seu site para poder melhorá-lo sempre, não pode ficar sem esse plugin.

Facebook Pixel (by PixelYourSite)

Há um tempinho atrás, quando o Facebook mudou o pixel de conversão, foi um desespero geral entre os analistas de mídia. Porém, esse plugin foi criado e atualizado para funcionar e implementar em seu site o novo pixel do Facebook.

Com ele, você pode acompanhar conversões, otimizações e remarketing.

Com poucos cliques, seu site estará totalmente integrado com o novo pixel do Facebook.

WP Super Cache

Esse plugin da Automattic gera automaticamente arquivos html estáticos do seu blog WordPress. Quando um arquivo html é gerado, seu servidor irá servir esse arquivo em vez de processar scripts PHP WordPress mais pesados.

Com esse plugin, seu blog ficará muito mais rápido.

WPQUADS – Quick AdSense Reloaded

Quando o objetivo do seu blog é gerar receita via Google AdSense, esse plugin é essencial.

Ele permite inserir anúncios em quase todos os locais do seu blog, inclusive no meio dos artigos.

WP Maintenance Mode

A dica é que esse plugin seja o primeiro a ser instalado na construção do seu blog. Ele permite criar e definir uma página de entrada (aquelas páginas “em construção”) enquanto o blog está sendo desenvolvido.

Então, se algum visitante entrar no seu blog antes de estar finalizado, não verá o conteúdo em manutenção.

Você poderá personalizar com texto, cores e imagens de fundo, além do recurso do relógio de contagem decrescente e formulário de cadastro.

Google XML Sitemaps

Os motores de busca como Google, Yahoo, Bing e etc, são canais essenciais para que seu blog seja encontrado de forma orgânica, ou seja, sem ter que pagar para que ele apareça.

Já falamos aqui de plugin de SEO, porém, esse também é essencial para seu blog.

Quando você ativa esse plugin, automaticamente é criado um sitemap XML para seu site, tornando-o mais fácil de ser indexado. Um sitemap permite que os motores de busca possam visualizar a estrutura completa do seu site e recuperar os resultados de forma mais eficiente.

Esse plugin notifica todos os principais buscadores cada vez que você publicar algo no seu blog.

Pronto! Agora você já pode começar a construir seu blog!

É obvio que existem muitos mais plugins superinteressantes e importantes para que seu blog possa melhorar sempre. Para se ter uma ideia, no diretório do WordPress, existem mais de 50.000 plugins cadastrados.

O importante é que você acompanhe sempre as novidades sobre plugins para que seu blog não fique para trás.

Gostaram das dicas?

Caso conheça novos plugins e queira compartilhar, escreva nos comentários.